Pesquisa personalizada

sábado, 15 de março de 2008

O tendencioso e indefensável sistema de cotas

Estudantes em protesto contra o sistema de cotas

Representando a pior forma de racismo existente no Brasil, que é a condescendência, a Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares (Unipalmares) formou sua primeira turma na noite desta quinta-feira, 13, com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva, o senador José Sarney (PMDB), o ministro Edson Santos (Igualdade Racial) e outros políticos e autoridades.

A Unipalmares, que oferece cursos de Direito e de Administração preferencialmente para alunos negros, é a primeira e única instituição de ensino superior de toda a América Latina que tem 87% de seus alunos afrodescendentes autodeclarados.

A Unipalmares é de iniciativa privada, logo tem o pleno direito de implementar cotas de maneira que bem quiser, apesar de eu achar isso totalmente contraproducente. Mas não estou aqui para falar sobre a Unipalmares, estou aqui para falar sobre a aberração que é o sistema de cotas.

Muito diferente dum certo larápio intelectual, sou contra cotas para negros. A meu ver, esta nivela o negro por baixo. Esse lenga-lenga para existência da cota é um discurso racista, que cheira a pura demagogia.

Vamos aos fatos: se o estudante entrar na universidade sem o auxílio de qualquer maracutaia bolsista, ele é branco; se não conseguir passar no vestibular, vira negro e excluído; então entra o sistema de cotas e dá um empurrãozinho ridículo na tal classe desfavorecida, como se esta não tivesse condição de conquistar seu espaço por esforço próprio.

O Brasil precisa de ensino de qualidade e oportunidades para todos, e não de privilégios baseados na cor da pele. Não compactuo com essa indigência sócio-intelectual, firmada em raciocínios obtusos e toscos.

O Brasil não é racista; ele é concentrador de renda, desde o período escravocrata. Esse país é injusto com os pobres, isso sim. E esse fato independe de cor. Nossa democracia racial se dá em termos de injustiça com os pobres. Aqui, na pobreza, todas as raças se igualam.

Claro que isso não significa que não haja atitudes isoladas de racismo. É fato.

Mas isso não justifica esse atentado de violência contra a educação. O único resultado seguro desse processo será a degradação do nível de qualidade do ensino superior - que, vamos combinar, já não anda mais lá essas coisas.

Se a educação básica pública fosse de boa qualidade, eu seria o primeiro a defender o sistema de cotas. Mas, por outro lado, se a educação pública fosse de boa qualidade, o sistema de cotas não seria necessário, porque os alunos sairiam dele plenamente qualificados para disputar vagas nas melhores universidades.

Mas, diferente de mim, que sou negro, mas tenho vergonha, um bando de incompetentes não entende que dar uma de coitadinho é a pior forma de preconceito. Com o sistema de cotas, fica implícito que negro é inferior e só consegue o mesmo que o outro com ajuda, coitado. Compaixão se tem com animais irracionais, e não com gente, com pessoas. Vergonha maior que dar cotas e esmolas é aceitá-las!

Num rasgo de orgulho, os militantes do movimento negro vêem o sistema de cotas como a devolução de um direito que lhe fora tirado; algo como um uma indenização. E é com esse tipo de mentalidade abrutalhada que a pátria dos dementes vai vivendo.

3 comentários:

  1. O sistema de cotas nasceu ao encontro da necessidade de inserção do negro no ensino superior, não de um discurso racista, embora este tome um cunho priorizado diantes da negação do sistema.
    Para qualquer efeito, o sistema de cotas tb é uma medida voltada para reduzir as discrepâncias sociais, na educação, sendo que, paliativamente, tem todas as chances para dar em nada, uma vez que o ensino básico continua sem sustentabilidade. Isso colabora na desqualificação profissional, obviamente, que está distante das diferenças sociais e até genéticas.
    No entanto, desacreditar que não haja privilégios de cor de pele, em várias esferas sociais, é um contrasenso. E, apesar de tudo, nem sou contra o sistema de cotas. Pois se nos dermos conta, é por meio de cotas que os desfavorecidos (sociais, culturais...) conseguem garantias. O sistema de cotas para NEGROS só toma mais visibilidade porque explicita uma luta de raças.
    No mais, raça por raça, a porcaria da educação vai continuar uma porcaria.


    Beijoooooooooo

    (quanta agressividade neste texto!)

    ResponderExcluir
  2. ei,voltei...te encontro mais solto, livre de expressão, um tanto mais como gosto:popular,(rs).
    é gostso ler um texto em que suas idéias estão expressas e ao lê-las senti que se concretizavam.Sim, tanto preconceito e poucos sentem isso, mas é a valorização do ser como homem racional que está esquecida e sendo cada vez mais trabalhada para isso... até ouço : Vamos amaciar os calos deles com uma tal de cota? colocar alguns lá, e nem de lá sairão, sabe como é, só para amaciar os calos... E tudo fica como está, o "poder" brinca que te dá, e o povo finge que recebe..."va-lo-ri-za-ção", está esquecida e no seu lugar há "aceitação"...mas ao ler o teu repúdio me sinto melhor e sei que somos companheiros e haverá outros e mais outros...o caminho é esse, falar, gritar, cantar,gesticular,olhar,mas calar NUNCA!!!! "um cheiro no canto dos teus lábios,de olhos fechados e sentindo tua respiração, leve...leve..."
    obs: adoro agressividade intelectual,rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Texto perfeito!

    Empregou muito bem a sua já conhecida altivez e agressividade.

    Concordo em tudo que escreveste aqui, sem tirar uma virgula.

    Bjs!

    ResponderExcluir