Pesquisa personalizada

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O orkut e nossa curiosidade sobre o outro

Curioso

De uns tempos pra cá, ando estudando uma ferramenta da rede social Orkut, que denuncia quem visitou mais recentemente o nosso perfil - e que denuncia a nossa visita, em perfis de outros usuários, também.

Em conclusão, tenho que a idéia da ferramenta espiã é de nos incitar a ir ao perfil do outro. Conhecê-lo. Ante esta idéia, fiquei pensando: por que temos toda essa curiosidade sobre o outro?

Vendo pelo lado positivo, penso que é a ânsia de conhecermos uma pessoa que provoca isso. Afinal, não é outra a razão porque lemos biografias e reportagens sobre este ou aquele indivíduo, assistimos entrevistas com fulano e sicrano.

Vejo como positivo aqui esse desejo de conhecermos, de "desvendarmos" uma pessoa que admiramos ou estimamos - ver os seus outros lados. Aqueles que ela não mostra para nós, por pudor ou por falta de oportunidade, porque o contexto não é compatível, ou - será este o nosso temor secreto, a raiz mais profunda da nossa ânsia? - porque não inspiramos confiança para que ela se revele a nós.

Saber o que ela pensa sobre isto e aquilo. Conhecê-la. Essa vontade pode criar no mundo virtual uma premência ímpar, já que tudo o que tocamos do outro são palavras, e idéias que expressa por meio delas.

Ficamos diante de um texto - na blogosfera é comum - e pensamos: "Quem é esta pessoa?" E, se o texto nos fascina, a pessoa atrás dele passa a nos fascinar também.

Não que isso não acontecesse no passado. A internet apenas deu roupagem nova a fomes/desejos antigos, trazendo a excitante possibilidade do feedback instantâneo.

O extremo oposto é o lado negro. Obsessão com o outro. Ciúme doentio. Desejo de controlar, e de vigiar. Daí, o Estado Policial - não , não vou falar de política. E o fato de alguns sentirem suas vidas tão pobres e desinteressantes que precisam ficar assistindo a vida alheia (BBB e similares).

Pode ser que nem sempre seja assim; pode ser. Conheço pessoas encantadoras que veem (argh!) essas coisas. Uma delas disse-me que assistir pode ser viciante. Possivelmente é. Mas talvez ainda não seja tão perigoso como quando nos viciamos nas pessoas menos distantes, querendo tudo delas, sufocando-as, espionando-as pelos recados dos orkuts da vida com o intuito de brigar, comprovar infidelidades; perseguir como "fãs" - alguém viu o filme O Fã: Obsessão Cega? Pois é.

Julgo que o sentimento de curiosidade, o anseio de conhecer, não é mau em si. A maioria dos nossos sentimentos não o é. Contudo, tem seu aspecto perigoso, sombrio, deturpável.

3 comentários:

  1. Esse seu texto é bem sugestivo, heheh!

    O orkut serve para conhecermos pessoas, aumentar o círculo de amizades, fazer um social, rsrsrs

    Mas dependendo do que você coloque e quer que os outros saibam, pode ser invasivo, as pessoas podem saber demais de você.

    "espionando-as pelos recados dos orkuts da vida com o intuito de brigar, comprovar infidelidades; perseguir como "fãs".

    Quanto a isso?! É chato mesmo, mas quem tem o que temer, tem também como se proteger dos perseguidores.


    Eu não tenho do que me queixar do orkut, podem me marocar à vontade, até gosto; e no mais, eu me protejo.

    P.S.: eu moroco é mesmo, quem quizer que se proteja.

    ResponderExcluir
  2. a curiosidade é algo tão inerente ao homem, quanto a necessidade de se comunicar.
    Agora, cabe a cada um saber equilibar tudo isso.

    ResponderExcluir
  3. como diria uma amiga minha: Orkut é coisa do Diabo... se fosse de DEUS tantos relacionamentos não se desfariam por causa do orkut... por causa dos sentimentos que afloram, sentimentos ruins em alguns, ciúmes excessivo, causando brigas, invejas...etc... mais como a mesma amiga fala p mim: mais "cada um sabe o orkut que se entra!" kkkkk...
    passei aqui p da uma olhada e resolvi comentar...
    gostei muito do texto viu!
    a minha próxima crônica já esta pronta no outro pc, só falta postar... depois confira e deixe sua opinião...
    fique com DEUS

    ResponderExcluir