Pesquisa personalizada

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Último post: despedida. Fim do PS do Yuri Almeida

Quando iniciei meu primeiro blog - O Teatro dos Loucos, em 19 de março de 2000 - experimentei uma das maiores alegrias dos últimos anos; ver algo que eu escrevera posto on line, para leitura de todos - pelo menos, todos que visitassem a página - foi uma das sensações mais próximas que tive do que significa divulgar algo que se faz e se gosta.

Em princípio, o mero fato de ver meus textos arrumadinhos, expostos, alegrava-me. Mais tarde, a isto se juntou descobrir o controle de métricas e assim saber que era visitado; o que procuravam na internet, e porquê achavam meu blog; encontrar os primeiros comentários; respondê-los. Descobrir blogs novos e fazer novos amigos.

Todas estas experiências foram importantes para mim. Manter blogs aprimorou minha disciplina, testou meu estilo, abriu-me os olhos para opiniões diferentes das minhas, trouxe-me mais segurança: aprendi que posso fazer algumas coisas, que sou capaz de fazê-las; ganhei autoconfiança, algo de que todo tímido sabe o valor.

Como nada é perfeito neste mundo, tive também alguns dissabores. Manter um blog é ter outro emprego. É difícil manter a qualidade que se deseja e que até se declara como imprescindível; é difícil, para alguém autocrítico, afirmar que devemos nos divertir com um blog e ao mesmo tempo ser assolado pela culpa quando o texto que exibe é abaixo da qualidade mínima que se anseia.

Difícil, também, debruçar-se sobre um micro atualmente caprichoso, que desliga quando menos se deseja, e lutar para editar, cortar, polir um texto no bloco de notas.

Fora o fato de acontecimentos pessoais estarem destruíndo minha alma completamente; deixando-me sem vontade alguma de fazer o que mais gosto: escrever.

Se reparado for, perceber-se-á que os posts anteriores vieram todos encharcados de profunda tristeza e angústia. Mesmo que eu tenha tentado o disfarce.

Desestimulante perceber que muitos blogs queridos, que costumavam funcionar como um estímulo, seus donos propiciando trocas de idéias, humor, discussão, entusiasmo, encerraram as atividades ou, em alguns casos, tornaram-se erráticos em suas atividades.

Sinto-me saudosista dos meus primeiros tempos de blogueiro. Havia uma energia on line que raramente recupero agora.

Assim, examinando prós e contras, os ganhos e as perdas, encerro agora as atividades aqui. Aprendi o que eu podia aprender; escrever, revisar, publicar, verificar, tornaram-se tarefas que desviam meu tempo, já tão escasso.

Minha energia para escrever textos mais longos tem sido gasta nos cuidados com esta página. As perdas são hoje maiores do que os ganhos.

Agradeço a todos que compartilharam essa 'brincadeira séria' comigo. Obrigado pelos comentários, os recados, as perguntas, os pedidos, as cobranças. Vocês sabem dar real valor a uma amizade.

Em tom de despedida, acaba, aqui, o último post do PS do Yuri Almeida.

Foi divertido...

7 comentários:

  1. Vc é uma pessoa excepcional! Muito especial, Yuri!
    Não se apaga o talento de uma estrela, e o seu não será apagado!
    A vida é cheia de obstáculos, uns criados por nós mesmos e outros por coisas alheias à nossa vontade.
    Desejo sorte a vc, pois talendo vc já possui!

    Beijão no seu coração!

    Ercilia Paz

    ResponderExcluir
  2. Pôxa,Yuri...
    Raríssimas pessoas escrevem com sentimento.
    Tu escreves,e te descreves.
    Consigo te sentir!Não posso deixar de expressar minha profunda tristeza,por não puder lê mais seus posts.
    Apesar de nunca ter deixado um comentário aqui,antes.Adoro seus textos! És um exímio escritor!
    Espero que tu mudes de idéia,um dia...retorne,e possas compartilhar teus gostos,teus interesses,teus conhecimentos,tuas opiniões..enfim...tua ALMA,outras vezes.

    Beijo grande,querido! Sentirei saudades, desse espaço tão nobre!

    ResponderExcluir
  3. Never say never...

    When spring comes, you'll be back...

    ResponderExcluir
  4. Que esse seu post de despedida seja apenas um até logo...
    Vou esperar ansiosa a sua volta...
    beijo!

    ResponderExcluir
  5. Sabe,tu escreveste,escreveste e não disseste o real motivo da tua saída,fico triste ,em pensar que tudo acabou!
    E gostaria realmente de saber quais os problemas que te afetam .Pôxa! Vamos combinar de se ver, qualquer hora dessas.
    Sinto saudades,
    beijos!!!
    Tua mana.

    ResponderExcluir
  6. TA GANHANDO MTO DINHEIRO NÉ!
    sei.... =) abraço!

    ResponderExcluir
  7. varão abençoado você é um filho amado de Deus e sempre pôde todas as coisas naquele que te fortalece, só não sabia ainda. Agora que enconraste Jesus, o resto fica mais fácil.
    e sobre a timidês, isso é passado pois diz a palavra que:"Ap21:8 - Mas, quanto aos tímidos(...) a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
    mas esse nao é mais você, pois tens a coragem de falar do evangelho, Deus te abençôe.

    ResponderExcluir