Pesquisa personalizada

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Vamos ouvir Caruso

Conheci Caruso através do filme Match Point, de Woody Allen, cuja trilha sonora é 99% Enrico Caruso; a paixão foi instantânea, quase premonitiva. Meu contato com a música erudita foi tardio, mas, aos poucos, estou aprendendo a me permitir o prazer de apreciá-la em sua forma mais autêntica.

Melhor tenor de todos os tempos, sua capacidade musical não possuía limites. Não há dúvidas de que Caruso é o gênio do Canto.

Sua técnica vocal era perfeita. A forma suave de utilizar a vibração toráxica deixava a sua voz com uma aparência de masculinidade, apesar de ter conservado aveludada a sonoridade, de modo que era comparada ao som de um violoncelo.

Sua voz de tenor dramático, até mesmo abaritonada, em meio aos inúmeros chiados das gravações mecânicas da época, se destaca; e até hoje é modelo de beleza e de interpretação.

Há uma ária que acho maravilhosa, já a ouvindo por diversos outros tenores, como Pavarotti e Andrea Bocelli, porém com interpretação nada igualável. Pavarotti e Bocelli deixam a ária absolutamente... Sem sal.

Com Caruso, a interpretação da ária é dotada de uma carga emocional tão grande, que o brilho de suas notas agudas, seu controle excepcional da respiração e sua entonação impecável tornam sua voz sem par.

O próprio Pavarotti comentou que ele (Caruso) é a base, o alicerce sobre o qual se apóia o edifício do tenorismo do século XX. Caruso criou um novo tipo de tenor e os ecos de sua escola se escutam até os dias de hoje nas interpretações dos grandes tenores contemporâneos.

Sua voz escura, baritonal, aveludada, romântica e maleável, não encontra paralelos com as demais de sua corda. Dotado de genial inteligência e talento, a sensibilidade e sinceridade de seu canto me extasiam. Caruso funde um timbre natural de barítono com um acabamento fluente e sedoso de tenor.

Lembrando novamente de Match Point, recomendo-o. A trilha sonora do filme é fascinante. Personagens profundos, atores maravilhosos. Os diálogos, a temática filosófica, tudo. E Caruso, claro.

Um comentário:

  1. Será que estás tão "embrigado" com o Caruso, que esquecestes de atualizar o PS?

    Cheiro...!

    ResponderExcluir