Pesquisa personalizada

quarta-feira, 9 de novembro de 2005

Mágica no absurdo

Não é segredo de ninguém que eu não simpatizo o estilo musical forró. O que não quer dizer que o deteste de todo, pois sempre há o que se aproveitar em (quase) qualquer coisa.

Na verdade, sinto-me confortável com a idéia de pertencer a uma elite, a um grupo restrito, ao contrário de intelectuais estrebuchantes pseudo-revoltados que adoram escarrar o bordão "morte aos forrozeiros", numa demonstração intolerante de quem se acha proprietário da verdade absoluta, e que almeja o dia em que todos pensem e ajam exatamente como eles.

Particularmente, não tenho motivos para odiar os forrozeiros, ou todos aqueles que apreciem "arte ruim". Primeiro, se eu for odiar todos os que gostam de "arte ruim", dos forrozeiros, pagodeiros aos noveleiros, não farei outra coisa na vida, tão numerosos eles são. Segundo, eles nunca me proibiram de escutar o que eu quero.Terceiro, sim, meus caros, eu confesso. Sei que alguns hão de me repreender, me censurar... Pois sim, confesso: fui à um show de FORRÓ.

Por que diabos estou falando tudo isso afinal? Chegamos então ao principal: no final de semana passado - aqui em São Luís, rolou um evento com umas bandas de forró (não direi quais, pois não pretendo fazer merchandise à ninguém).

Todos sabem que gosto de outros estilos de música. Mas o que faz o evento ser digno de nota foi uma revelação que já vinha se ensinuando nas malhas do cotidiano e que, finalmente, resolveu aparecer as claras: Estou disposto à gostar deste estilo musical.

Adorei o show, pelo fato de desfazer o principal mito que envolve o forró: o de que as letras são vazadas e repetitivas, onde apenas as pessoas dotadas de pouca massa encefálica produzem e consomem; o show mostrou-me que essa realidade pertence, definitivamente, ao passado.

As variações de estilo e tendência das bandas de forró trazem novos tons de voz e novas possibilidades líricas e musicas para a cultura musical brasileira.

Nunca simpatizei com a idéia de falar bem deste estilo musical, ainda mais que fui apenas a um show, mas creio que não faz mal falar sobre algo que me proporcionou um leque infindável de possibilidades artísticas.

A abertura foi grandiosa, tive à minha disposição toda a gama artistica antes desconhecida por mim, por isso às explorei o tanto quanto pude. E, embalado no belíssimo das melodias do forró, recebendo o doce carinho de minha namorada, Elisa, puxei-a para dançar, ao sabor de um delicioso refrigerante - sim, eu não bebo mais - e da música, arrebatado por um novo devaneio. Certa vez, Lobão disse que "nem sempre se vê mágica no absurdo". Parafraseando outro brasileiro ilustre, eu posso dizer que, sim "meninos, eu vi".

4 comentários:

  1. É meu amigo, dessa vez vou me abster de comentar, pois acredito que a música pode ser um meio de empobrecimento cultural, entre elas está o funk, o forró e o pagode. Quem poderia fazer esse desserviço a ti, sempre tão inteligente e coerente.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, o forró é uma expressão legitima e autentica do nordeste do Brasil e posso lhe assegurara com a mais absoluta certeza, já é um dos ritmos brasileiros que mais agrada no Rio de Janeiro e em São Paulo!!
    O forró dançado com uma gata, mas gata mesmo, é D+ podes crer!!!
    Graças à televisão o Brasil hoje está de tal maneira integrado que assim como o forró não é novidade em São Paulo, onde existem muitos grupos e bandas totalmente paulistas que só tocam forró, existem grupos exclusivamente nordestinos que sabem como ninguem tocar um pagode com um samba que quando eu vou a um lugar onde tem pagode eu me sinto de volta ao Rio de Janeiro e para ser absolutamente honesto, não noto diferença alguma de um pagode no Rio para um pagode em Imperatriz!!!!
    Assim, meu caro amigo, vamos deixar o forró queito no canto dele porque o importante não é o forró ou o pagode ou mesmo o Reggae, mas sim, com quem vc vai lá para dançar, se divertir um pouco e fazer um pouco de anestesia mental para tentar esquecer que vc se encontra no país do futebol, do pagode, do forró, do Lula e do PT, do FHC, do Collor de Melo, enfim, da pior de todas as máfias : A mafia brasileira!!!
    Quando eu era garoto, no rio de Janeiro, eu assistia a muitos filmes de máfia italiana, com Al capone, Eliot Ness e os intocáveis e ficava assombrado com a violencia da mafia italiana. Passaram-se os anos e tomei conhecimento da máfia japonesa, a YAKUSA, com aqueles caras tatuados, espadas de samurai super afiadas e outras barbaridades e fiquei ainda mais assombrado!!! Com o fim do comunismo, vimos surgir a mafia russa, nossa, os caras usavam AK-47 e atiravam a toa, e furiosamente parecendo que os caras pensavam que estavam em Stalingrado, lutando para expulsar os alemães!!! Com o Lula e o PT vim a me dar conta que eu ainda não havia conhecido a pior de todas as mafias: a mafia brasileira!!!!
    Ela é tão perigosa porque os seus membros, não são bandidões perigosos que sobem na hierarquia da mesma à base de mortes e muita violencia (bom sempre tem as exceções) mas os membros desta mafia tão perigosa se candidatam a : presidente da republica, governador, senador, prefeito, deputado federal, deputado estadual, ou vereador. Aí o cidadão é obrigado a comparecer no dia determinado por eles para com o documento fornecido por eles, o tal do titulo de eleitor, e então escolher qual bandido vai colocar em cada cargo!!!
    Ah, sim, antes os multiplos bandidos-candidatos fazem a tal da campanha eleitoral onde à base de uma cesta básica aqui, uma camiseta ali, um pouco de tijolos mais adiante, uma laqueadura de trompas (já fiz muito) para uma mulher com muitos filhos (poxa que bom muitos futuros eleitores , pensam os tais mafiosos) mais em frente, enfim "compram" descaradamente os votos e aí muitas vezes aquele que comprou mais ou seja que gastou mais dinheiro na campanha tem a sua eleição embargada apenas porque foi o que mais gastou dinheiro comprando votos, porque compra de votos, TODOS ELES FAZEM!!!!!
    Enfim , meu caro amigo, o melhor que vc tem a fazer é pegar a sua gata, ir para um bom forró, ou pagode, ou Reggae e aproveitar porque a mafia brasileira, a pior de todas as mafias, porque é LEGALIZADA e autorizada por nós, o povo, pode estar tramando alguma manobra em que nós fiquemos sem o nosso forró, ou nosso pagode ou mesmo o Reggae e no lugar deles a gente tenha que ouvir um discurso, "de improviso do Lula" coisa que convenhamos, ninguem merece!!!
    Abraço,
    do TROCANTINO.

    ResponderExcluir
  3. Hello Yu
    vim aqui depois de seculos para desejar-te um feliz natal!
    bjus!
    =D

    ResponderExcluir
  4. Sim, seu Croata Cabeçudo, o que tu foi fazer num show de forró, se tu não gosta??? Ah, foi a tua ex-namorada que te "forçou" a ir, ah, tá, eu vou tentar acreditar...
    É muito croatismo pra uma só pessoa! Kkkkk...

    ResponderExcluir