Pesquisa personalizada

quinta-feira, 29 de setembro de 2005

O Alto custo da erudição

Procurei por muito tempo uma analogia interessante para escrever esse texto, mas não me ocorria nenhuma, por isso tardei tanto à escrevê-lo. Tudo começou a partir de um questionamento que me fiz: Ser culto tem alguma importância

Não! Cultura não tráz benefício nenhum... Estarei errado? Penso que não e vou tentar explicar porquê. Ser culto tira teu potencial de integração e afasta as pessoas, que não conseguem entender aqueles comentários espirituosamentes cultos que você volta e meia emite com a impressão de que está arrasando.

Ser culto só te torna mais distante do mundo. Devemos ver a cultura como algo estaparfúdio e anacrônico. Eu, por exemplo, nunca ganhei nada com toda a cultura que angariei nos últimos anos. Percebo, até, que preciso me "boçalizar" um pouco. Proponho aqui a CAMPANHA NACIONAL DA BOÇALIZAÇÃO.

Meu objetivo com esse post de hoje é trazer um apanágio completo dos efeitos nefastos que a cultura exerce na vida de uma pessoa. A intenção desde texto não é pedagógica, educacional. Pois, como eu disse: Cultura não tráz benefício nenhum.

Leitura??? devemos ler apenas o suficiente. Algo como livrinhos para vestibular, revistas de mulher pelada e, é claro, as que falam sobre novelas. Ser culto só te atrapalha, essa chatice te faz abrir a cabeça, te faz pensar, te faz ficar mais humano, te faz aprender a comparar opniões e, ninguém aqui quer perder tempo comentando esse post.

Se o lê, é por amizade.

Pra que trocar a gostosa alienação pela cultura? Deus nos livre!!! Ficaremos sabendo dos fatos e nos preocuparemos com a situação atual que nosso país vive. Já não basta termos que nos preocupar com os acontecimentos do mundo das celebridades, ainda temos que nos preocupar com a crise política que o pais vive. Fala sério, não vale a pena esse esforço.

Negócio de política o que, esses políticos não passam de uns filhos-daquela-senhora-que-todos-conhecem; só sabem roubar. Pra que se preocupar em ter cultura se o Brasil não tem mais jeito??? Ainda mais agora, que vai ter um tal de reverendo... não, reterendo... digo, refe... refe... ah, sei lá! Um negócio que vi outro dia na novela sobre termos arma em casa.

Temos mais o que fazer, imagine perdermos o Faustão ou o Gugu. Nós, em pleno domingo, nos preocupando em votar em algo. Ah se eu pego quem começou com essa idéia de termos direito ao voto.

Cultura para que, minha gente?!? Ter cultura só nos prejudica, pois, no caminho rumo a erudição terminaremos por nos tornar um espécime incomunicáveis com os demais, teremos que criar nosso próprio idioma, pois não haverá mais um assunto em que consigamos nos inserir, não haverá mais uma reunião social onde possamos nos sentir entendidos, nem consigamos entender.

É, o texto já está ficando grande demais e ler é tão chato que vou terminar lembrando à todos que ter cultura é irrelevante, que devemos todos permanecer habitando o universo das futilidades trivias e superficais, onde o amor se resume em uma cerveja gelada e uma boa trepada. Tem algo melhor que isso??

5 comentários:

  1. Por isso q eu gosto de vc!
    Sempre mto inteligente!
    Bjo! Meu amigo ingrato!
    Ui

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo, e digo mais, nós somos incentivados pela mídia a nos preocuparmos com os aristas que estão namorando, os que se separaram e os barracos que aconteceram nas festas; do que saber sobre a situação político-social do Brasil...se assim o fizéssemos, os nossos queridos governantes não poderiam nos controlar e muito menos tratar o erário público, como sendo privado(como já o fazem).
    Li essa semana que somos mais felizes, quando somos ignorantes.
    Quando não sabemos o que está acontecendo, não cobramos nada, não reclamamos nossos direitos, enfim, a bandalheira está formada.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Yuri
    Eu acho que vc esta certo no diagnostico mas errado no tratamento, porque este pais 'e o PAIS DA BURRICE!!! Aqui em cada praca deveria ter um grande monumento 'a burrice. O ex deputado e ex ministro Roberto Campos, falecido ha 2 ou 3 anos disse uma frase destas que a globo mostra depois que o cara morre que define o BRAZIL com tanta clareza que eu jamais vou me esquecer da mesma : NO BRASIL A BURRICE TEM UM PASSADO GLORIOSO E UM FUTURO PROMISSOR!!!!!!! Poxa este cara sabia demais, entao caro amigo Yuri nao procure demonstrar sua erudicao e sua cultura. Quando com os amigos converse apenas sobre amenidades, bobagens, a novela da oito, pois senao vc vai ser marginalizado pois os burros a sua volta vao se sentir diminuidos e em troca vao lhe retribuir com perseguicoes. Deixo para o amigo uma citacao do Novo Testamento, atualissima : "Nao deveis jogar perolas aos porcos! Abraco!!

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante o que tu disse, quando mostramos conhecimento, somos marginalizados, quando na verdade, deveria ser o contrário, pois o conhecimento é a única solução pra esse país f...

    ResponderExcluir
  5. YURI,
    O texto é direto, cortante e debochado. O nobre amigo tem convicção de que a cultura é necessária à vida humana, mas as decepções decepa suas garras e a faz impotente diante da imbecilidade.Cultura é um háb ito que precisa ser adquirido, conquistado. Os seus passos são dificeis e seus caminhos minados de "moinhos de ventos" que tal qual descreveu Cervantes, temos que enfretá-los amiúde.
    Depois, caro, amigo, voltarei ao tema, que é fértil e instigante.

    ResponderExcluir