Pesquisa personalizada

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Da desculpa de que a carne é fraca

Desde criança - e mais ainda após convertido em Cristo, sempre ouvi pessoas e mais pessoas fugindo de seus erros, utilizando-se da risível desculpa de que "a carne é fraca".

Nunca percebi o porquê de se dizer isto. Afinal, que culpa tem a carne das nossas fraquezas?

Fracos somos nós - e mentirosos!

Enfraquecemos quando não sabemos o que queremos. Esta é a verdade!

E o que mais me assusta em tudo isso é que a grande maioria de nós não só se utiliza dessa desculpa, como também a aceita.

Sim... Nós!

Acredito que, quando se sabe o que se quer, não há carne que nos faça cometer erro algum e, melhor analisando, suponho que essa expressão tenha vulgarmente nascido como desculpa para o pecado sexual.

Verdade seja dita: quem, num momento ou noutro, não sentiu uma atração e tentou algo com a colega de trabalho; com a professora; com a vizinha do lado; com a namorada ou mãe do melhor amigo; com a namorada do pai; como a amiga ou namorada do irmão... Isto para os homens; para as mulheres, basta que se mude o gênero...

... Sei lá, aparecem em nossa vida tantas pessoas com "bom aspecto", que acabamos olhando para estas, e pensamos: "eu até comia!" – carne!

Então não temos o direito de sentir atração e tentar algo com o outro, Yuri? Sim. É claro que temos!

Evidentemente, essa parte de nós está sempre viva... Ela é natural; física e cientificamente provada que acontece a todos!

Agora, dizer que a carne é fraca, quando na verdade o que se passa é em outro nível, isto é que não!

Na verdade, dizer que "a carne é fraca" não serve como desculpa para nada de nada!

A carne não se entrega, não se envolve, não se partilha. A carne se come. E enquanto se come, dá prazer - ou não! E depois... Depois levantamos da mesa e vamos embora.

É como ir a um restaurante comer e voltar para casa, perguntar à sua esposa o que se tem para o jantar, e comer novamente. Comer, gostar, adormecer feliz com a última refeição... E nem sequer pensar na refeição do restaurante!

Sim, Yuri, mas e quando há o gostar; o querer... E quando há toque de e no espírito?

Respondo: uma coisa é carne, outra coisa é espírito!

O espírito envolve muita coisa. Ahhhhhhhh, o espírito! O espírito é onde se guarda toda a nossa essência. O nosso ser. As nossas emoções. É o que chamamos de alma. E o pior – que é inteiramente diferente do que se está discutindo aqui, o espírito é onde se guarda as pessoas com quem estamos emocionalmente envolvidos.

Não aceito que me venham dizer que um envolvimento emocional, por exemplo, o querer estar nos braços de outra pessoa; o querer olhar nos olhos do outro; partilhar um por de sol ou um momento de silêncio; o querer tocar levemente nas mãos do outro; o sentir o coração a palpitar durante um abraço; o sentir borboletas no estômago quando os olhares se cruzam, seja carne.

O espírito pressupõe uma entrega verdadeira e honesta do nosso eu! Não há "baralhação" possível a estas duas situações. Não há como baralhar!

Um leva-nos a fazer sexo, outro leva-nos a fazer amor - ainda que não haja sexo!

Obviamente que a entrega de espírito pode nos levar também a entregar o corpo, mas isto é um pormenor que deixa de ter importância. Afinal, quando o espírito for entregue, o corpo também será...

E o que há de mais penoso em tudo isso é quando nos utilizamos dessa expressão para nos desculpar de uma traição. Entendo que nesta situação não se deve pedir desculpas, mas a compreensão. É aceitar... Ou não!

Ora, por favor! Isso não é ter a carne fraca. Isso é ter um compromisso fraco!

Digo convicto que somos nós que mandamos no nosso corpo, portanto podemos perfeitamente controlá-lo! Eu, Yuri Almeida, erro porque eu quero – carne, novamente!

Ante tudo isso, surge-me uma pergunta: o que é que custa mais a perdoar afinal, uma traição de corpo, ou uma traição de espírito?

Outra... Seria um pedido de desculpas de uma traição, sincero? Ou o amor é um sentimento que perdoa a culpa?

4 comentários:

  1. Uauuuuu...palavras bonitas,concordo com cada virgula, no entanto , como é dificil superar essas dificuldades...

    ResponderExcluir
  2. adorei tudooo!!!
    vc mandou muito bem.

    existe tb outro tipo de desculpa muito usada:"necessidade fisiológica" do homem.
    Deste não poder resistir.
    Comprovadamente mentira!!!
    Tb acho q seja compromisso fraco,
    mais que isso, caráter fraco!
    Tudo é uma questão de escolha.
    Todos nós, homens e mulheres sentimos atração por outros q não nossos parceiros ao longo da vida; mas se fazemos a escolhar de estar com aquela pessoa(o companheiro), devemos fidelidade a ele e fazemos a escolha (ou renúncia, já que cada escolha implica em uma renúncia)de não ficar com outra pessoa.
    O q existe muito é a banalização do sexo, do compromisso, da união, da família, do amor.
    Há uma distorção dos valores nos dias de hoje.
    Mas eu tenho esperanças e fé nas pessoas.
    bjs
    ps.:segue meu blog vai! xD

    ResponderExcluir
  3. Quando se escolhe amar e ser fiel a alguém verdadeiramente e inteiramente, não nasce dentro de si a necessidade de tais desculpas! Pois o amor fortalece o espirito, comanda a alma e acalma o corpo.

    ResponderExcluir
  4. A verdade, Yuri, é que existem pessoas que se utilizam dessa desculpa para explicar os "erros" que cometem. Mas, a verdade é que somos seres humanos, dotados de uma complexidade tão grande, que, sempre estamos querendo encontrar respostas convincentes para dar às pessoas e a nós mesmos (as).Mas a grande verdade em tudo isso, é que: SE AMARMOS DE VERDADE A PESSOA, À QUAL ESCOLHEMOS PARA COMPARTILHAR NOSSA VIDA, NÃO TEMOS MOTIVOS PARA TRAÍ-LA (LO).Beijos!!

    ResponderExcluir